Atendimento 24h Ligue agora: (31) 99604-3098
Quando se perde alguém querido, um processo doloroso e que pode se arrastar por bastante tempo se inicia dentro das pessoas: o luto. Então, como superar o luto?
Caracterizado por uma tristeza profunda, uma angústia que parece não ter fim, o processo do luto é um sentimento inevitável para aqueles que em algum momento da vida atravessam a experiência da perda. Como é um processo, o luto tem diferentes fases e aprender com cada uma delas é fundamental para a superação dessa fase dolorosa, mas transitória na vida dos que ficam.
Estudos psiquiátricos apontam que o luto é composto por 5 estágios, que devem ser identificados e superados para a ressignificação da perda e a continuação da vida de forma serena e resiliente. O primeiro estágio é o da negação, quando não se quer acreditar que a perda do ente querido aconteceu ou está prestes a acontecer. Negar a realidade parece adiar a tristeza e amenizar a dor. Nesse estágio, o indivíduo parece estar fora da realidade.
No segundo estágio, a raiva toma conta do indivíduo e a busca por culpados pela perda sofrida se faz presente nos pensamentos e nas falas do enlutado. É preciso compreender a revolta e respeitar esse difícil estágio. A terceira fase é a da negociação, quando tenta-se negociar, consigo mesmo, com os outros e até com Deus, condições para que a realidade volte ao normal sem a pessoa que partiu. Durante esta fase, é comum que a mente visualize situações hipotética em que tudo está como se deseja. Esse momento é importante para que a dor se alivie e em breve o indivíduo possa se recolocar na realidade atual.
A quarta fase é a depressão, que surge quando se constata que não é possível negociar a perda e que aprender a conviver com ela é a única alternativa. O lugar antes ocupado por quem se foi agora é um vazio absoluto e o que sobra é apenas uma tristeza profunda! Aqui, o indivíduo enlutado toma consciência da realidade: nunca mais poderá ver, ouvir, tocar e sentir a pessoa que partiu. Então, o choro é incontrolável e por muitos e diferentes motivos. Na fase final, a de aceitação, a serenidade começa a preencher os espaços da negação e do desespero e a pessoa enfim começa a perceber que a vida precisa continuar e que é possível enfrentar a situação respeitando os próprios limites. Consegue-se, então, retomar a vida e o contato com todos que nela ainda ficaram.
É importante ressaltar que nem todos passam por todos os estágios, mas conhece-los e entende-los é uma forma de ajudar, a si mesmo e aos outros, a ir superando a dor do luto e sair dele da melhor maneira possível.
São José da Lapa – MG
Rua Irmãos Vital, 17 - Centro
Comercial:
(31) 3623-1581 - (31) 3390-9260
Plantão 24 horas:
(31) 99604-3098
Vespasiano - MG
Rua Prefeito Sebastião Fernandes, 920 Centro
Comercial:
(31) 3623-1581
Plantão 24 horas:
(31) 99604-3098
Lagoa Santa - MG
Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, 206 - Centro
Comercial:
(31) 3681-1505
Plantão 24 horas:
(31) 99604-3098
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A FUNERÁRIA PAZ ETERNA © 2023
DESENVOLVIDO TR4INFO - SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA